TELEFONE:  (12) 3629 - 2469
ENDEREÇO: Rua Visconde do Rio Branco, 22, Centro, Taubaté-SP 

Diretora de Unidade de Ensino
Profª. Dra. Roseli Albino dos Santos
Data de início da Gestão: 08/01/2016

CURSO

DEPARTAMENTO

Sobre o Curso

 

O curso de Pedagogia da UNITAU, referência na região, há mais de 50 anos vem formando profissionais da educação preparados para atuar nos mais diversos campos da Educação Básica. Nossos alunos egressos têm alto índice de aprovação em concursos públicos e ocupam posições de destaque na área da Educação. O corpo docente, com maioria de mestres e doutores, possui experiência na rede pública e privada de ensino.

O curso de Pedagogia da UNITAU foi contemplado com 4 estrelas no Guia do Estudante 2013.


TEORIA

Além da Biblioteca e Laboratório de Informática, o curso conta com espaços específicos para atividades que permitem articular as dimensões teórica e prática das diferentes disciplinas: Brinquedoteca e Laboratório de Metodologias de Ensino, equipados com jogos e materiais diversificados.



​PRATICA

​​Já no segundo ano, os estudantes iniciam o estágio supervisionado, em escolas públicas ou privadas da região. O Pedagogo tem múltiplas possibilidades de atuação profissional: pode trabalhar como professor na Educação Infantil ou nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas públicas ou privadas. Pode exercer também funções de gestão em escolas ou sistemas de ensino, atuando como Diretor, Coordenador ou Supervisor, além de desenvolver processos educativos em ONGs, empresas e hospitais.


PERFIL

​​​As incumbências atribuídas ao pedagogo na legislação vigente estão compreendidas a partir de uma cultura profissional que não restringe a atuação desse profissional à docência em espaços escolares, mas que propõe o desenvolvimento de capacidades para atuar em diferentes campos de atuação. Espera-se que o licenciado seja capaz de:

  • participar conscientemente da construção de uma sociedade mais justa e igualitária;

  • atuar de forma profissional junto às crianças de 0 a 6 anos e daquelas inseridas no âmbito dos anos iniciais do Ensino Fundamental, zelando pelo seu desenvolvimento, considerando aspectos éticos e de convívio social;

  • trabalhar em espaços escolares e não-escolares, atuando na promoção de aprendizagens em diversos níveis e modalidades dos processos educativos;

  • ensinar, de forma interdisciplinar,  os conteúdos específicos das disciplinas que compõem a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental;

  • demonstrar conhecimento e domínio das tecnologias de informação relacionadas à aprendizagem e à gestão dos processos educativos;

  • promover o diálogo e a participação das famílias e da comunidade na vida cotidiana da escola e de outros espaços educativos;

  • participar da gestão das instituições planejando, executando e avaliando os projetos e programas educacionais;

  • produzir pesquisas referentes ao cotidiano escolar e a outros espaços educativos.



 

CAMPO DE ATUAÇÃO

A Resolução CNE/CP n° 1/2006, que instituiu diretrizes curriculares para o curso de graduação em Pedagogia, apresenta uma perspectiva de formação  cujo  foco está formação de professores para atuarem na Educação Infantil e anos iniciais do ensino Fundamental, no conhecimento da escola como organização complexa, na investigação e produção de pesquisas na área, na administração de sistemas de ensino e na gestão de processos educativos em diferentes espaços. Os campos de atuação do profissional formado no curso de Pedagogia são, na lógica desta Resolução, abrangentes envolvendo, além dos espaços escolares, outros campos  onde ocorram atividades pedagógicas, tais como empresas e organizações sociais.

 
 

ESTRUTURA CURRÍCULAR

 

 

 

MERCADO DE TRABALHO

 

 

 

Atuação do Pedagogo vai além da sala de aula

 

 

 

Quem escolhe o curso de Pedagogia deve estar ciente das responsabilidades dessa profissão. É papel desse profissional transmitir conhecimento e trabalhar pela melhoria da qualidade de ensino. Suas idéias servirão como referência  para gerações futuras, o que mostra a sua importância para a formação de uma sociedade melhor.

 

O Pedagogo deve estar presente em todas as áreas em que houver processo de aprendizado. É seu papel diagnosticar necessidades, planejar, desenvolver e avaliar o processo de ensino-aprendizagem, utilizando a metodologia adequada para cada situação.

 

O mercado de trabalho do Pedagogo é constituído especialmente pelas escolas da rede pública de ensino estadual, municipal e pela rede privada. O Pedagogo poderá atuar tanto na docência quanto na gestão escolar e na assessoria pedagógica e educacional em instituições escolares. A carreira do magistério nas redes pública tem início na docência, e o Pedagogo que ainda exercer cargos de direção, supervisão ou coordenação pedagógica em Secretarias Municipais de

 

Educação ou Diretorias Regionais de Ensino, prestando concursos públicos ou participando de processos seletivos.

 

A área escolar é o grande campo de atuação desse profissional, mas o mercado de trabalho para ele pode ir além. O Pedagogo pode ser requisitado para desenvolver atividades em projetos sociais e no terceiro setor, área em expansão hoje e que precisa de profissionais. O graduado em Pedagogia pode trabalhar com projetos públicos de atendimento à criança e ao adolescente e em projetos educativos de organizações não governamentais. Há lugar para educadores também na criação de material didático, na produção de brinquedos educativos, nas editores, em brinquedotecas e em bibliotecas.

 

Outro campo de trabalho ainda pouco conhecido é o da Pedagogia Empresarial. Nesse campo, o Pedagogo pode atuar como responsável pela formação em serviço, identificando as necessidades de aprendizagem, planejando e desenvolvendo programas de formação de recursos humanos na empresa.

 

 

PROGRAMAS E PROJETOS

 

 

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid/UNITAU​​

 

 

 

PROFESSORES

 

ANA MARIA GIMENES CORREA CALIL (Doutora)

CARLOS EDUARDO REIS REZENDE (Mestre)

CÁSSIA ELISA LOPES CAPOSTAGNO (Mestre)

CLEUSA VIEIRA DA COSTA​ (Mestra)

 

MARCIA MARIA DIAS REIS PACHECO (Doutora)

MARIA TERESA DE MOURA RIBEIRO (Doutora)

 

ODILA AMÉLIA VEIGA (Mestra)

 

ORLANDO DE PAULA (Doutor)

ROSELI ALBINO DOS SANTOS (Doutora)

SILVIO DOS SANTOS (Mestre)

SILVIO LUIZ DA COSTA (Doutor)

SUELENE REGINA DONOLA DE MENDONÇA(Doutora )

 
 

COORDENADORES

 

Coordenador do Curso de Pedagogia

ANA MARIA GIMENES CORREA CALIL (Doutora)

 

Coordenadora de Estágio

CLEUSA VIEIRA DA COSTA​ (Mestre)

 

Coordenador de AACC

SILVIO LUIZ DA COSTA (Doutor)

 

Coordenador de TG

SILVIO DOS SANTOS (Mestre)
 

 

BIBLIOTECA

 

A partir de 2010, o Departamento de Pedagogia passou a contar com uma biblioteca específica, instalada em uma sala adaptada para esta finalidade, no prédio do departamento. 

 

A biblioteca é específica para o curso​

​

Observa-se, no entanto que a biblioteca setorial de Ciências Sociais, Letras e Serviço Social mantem acervo do Departamento de Pedagogia.​

​

Com um acervo de aproximadamente 2.500 exemplares entre livros, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, obras de referência (dicionários e enciclopédias), 660 exemplares de periódicos (nacionais e estrangeiros), a Biblioteca do Departamento de  Pedagogia, conta com um acervo especializado para atender alunos, professores e pesquisadores do curso de Pedagogia.


A Biblioteca de Pedagogia está ligada ao Sistema Integrado de Bibliotecas – SIBi, que coordena as atividades das 16 bibliotecas existentes na UNITAU e conta com um acervo total de mais de 210.000 volumes, incluindo livros, trabalhos de conclusão de curso, periódicos, mapas, entre outros, disponíveis a todos os alunos e professores da Universidade. A UNITAU também está integrada ao Portal CAPES de periódicos científicos e a outras bases de dados, que viabilizam a consulta à informação científica nacional e estrangeira de maior relevância.

 

O acervo é de livre acesso e o pode aluno ir diretamente ao encontro da informação.​

​
Bibliotecária: Luciene Lopes da Costa Rêgo


Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 18h às 21h45

 

 

 

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

 

 Laboratório de informática: espaço climatizado, equipado com 14 microcomputadores. Os computadores são conectados à internet e estão disponíveis para utilização de alunos e professores da Universidade. Há um funcionário responsável pelo atendimento aos usuários do laboratório, nos horários das 08h00 às 12h00 e das 18h00 às 21h30.

 

Técnico Responsável: Paulo Cezar Pessanha Camarinha

 
 
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now